Quem somos
Convênios e Parcerias
LABRE-SP
RADIOAMADORISMO
INTERATIVIDADE
DIPLOMAS
CONCURSOS
BOLETINS & ARTIGOS
SERVIÇOS PARA VOCÊ
Duvidas Frequentes
LINKS
12/10/2012 - O Brasil na reunião do Comitê Executivo da IARU-Região 2 em Curaçao

Notícia expirada, seu conteúdo possui somente valor histórico

 

 

O Brasil participou da reunião do Comitê Executivo da Região 2 da União Internacional de Radioamadores (International Amateur Radio Union - IARU), ocorrida nos dias 29 e 30 de setembro de 2012, em Curaçao.
A região 2 abrange todo continente americano, enquanto a região 3 engloba a Ásia/Oceania e região 1 a Europa/África.
Participaram da reunião praticamente todos os diretores de áreas (divisão por grupos de países), entre eles Gustavo de Faria Franco, PT2ADM, Presidente do Conselho Diretor da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE) e diretor da Área F (referente ao Brasil, Bolívia,
Equador e Peru).
Pela direção da IARU-R2 participaram o presidente Reinaldo Leandro, YV5AM; o vicepresidente José Arturo Molina, YS1MS; o secretário Ramon Santoyo V., XE1KK e o tesoureiro Noel E. Donawa, 9Y4X. Também acompanharam a reunião o presidente da IARU-R1, Hans Blondeel Timmerman, PB2T, e o secretário Rod Stafford, W6ROD, representando o secretariado internacional da IARU.
Na ocasião o presidente do Clube de Rádio Experimentação das Antilhas Holandesas (Vereniging voor Experimenteel Radio Onderzoek Ned. Antillen - VERONA), Brett Ruiz, PJ2BR, realizou uma apresentação sobre as atividades da associação nos campos das comunicações emergenciais, atividades educacionais e experimentais com estudantes de cursos técnicos e universitários.
Entre os temas tratados na reunião:
- UIT - CMR-15: O presidente Leandro informou a respeito dos avanços conquistados na Conferência Mundial de Rádio de 2012 (CMR-12) e os itens importantes que estão em discussão sobre a CMR-15 (que incluem a faixas adicionais para IMT – internet móvel em UHF e a possível
futura banda de radioamador nos 60 metros). Para tanto o presidente incentivou as associações nacionais de rádio a se integrem nos grupos de trabalho das administrações nacionais de telecomunicações que se preparam para esta agenda. A IARU continuará a participar da CMR e
demais fóruns da UIT (União Internacional de Telecomunicações) e da CITEL (Comissão Interamericana de Telecomunicações).
- UIT – Comunicações Emergenciais: O secretário Santoyo comentou que o radioamadorismo foi reconhecido no Fórum Multisetorial em Comunicações Emergenciais da UIT, realizado em Bogotá, Colômbia , como um serviço de grande valor para prestação de comunicações
emergenciais . O diretor da Área G, Dino Besomi, CE3PG, comentou sobre o trabalho da rede de emergência radioamadora durante as últimas catástrofes naturais ocorridas no Chile..
- CITEL e IARP: O vice-presidente Molina informou sobre os avanços na CITEL, bem como participação agenda das futuras reuniões da CCP I e II, estimulando a adesão para o sistema de Permissão Internacional de Radioamador (IARP - International Amateur Radio Permit).
- Novo plano de bandas: O secretário Santoyo convidou todas as associações nacionais a se manifestarem e proporem mudanças no plano de bandas da IARU-R2 para HF. Pela primeira vez a região também discutirá um plano de bandas para as faixas do VHF, UHF e SHF.
- Participação brasileira: Gustavo de Faria Franco informou sobre a participação da LABRE nas Comissões Brasileiras de Comunicações (CBC-ANATEL), que justamente discutem a posição que o Brasil tomará frente aos itens da CMR-15.
O representante brasileiro reforçou a importância de um plano de bandas continental não apenas em HF, mas também para as faixas acima dos 30 MHz, uma antiga reivindicação do país.
A LABRE também sugeriu que a IARU-R2 desenvolva um grupo de trabalho continental sobre EMC (Electromagnetic Compatibilities, Compatibilidades Eletromagnéticas), a exemplo do que já ocorre na IARU-R1, para que mais informações e documentos técnicos possam trafegar entre especialistas de diferentes países, buscando apoio mútuo e mobilização internacional. A idéia será desenvolvida em parceria com a ARRL (American Radio Relay League, a Liga Americana de Rádio).
- Crescimento do setor: O diretor da área B, Jay Bellows, K0QB, comentou sobre o aumento no número de radioamadores nos EUA, bem como no número de associados da ARRL. O mesmo foi reportado por diretores de outras áreas e respectivas associações. Bellows se colocou à disposição para que os diplomas que são organizados pelas associações membros da IARU possam ser também gerenciados pelo Logbook of the World.
- Aruba: O Clube de Radioamadores de Aruba (AARC - Aruba Amateur Radio Club) realizou reunião com a IARU-R2 e o ministro das comunicações de Aruba, Mike Eman, para solucionar questões de licenciamentos de radioamadores visitantes da ilha.
- Nicarágua e St. Vincent: O Clube de Rádio Experimentadores da Nicarágua (Club de Radio Experimentadores de Nicaragua – CREN) e o Rádio Clube de São Vicente e Granadilhas (St. Vincent and the Grenadines Amateur Radio Club – SVGARC) estão com os pedidos de
reintegração à IARU-R2 para serem apreciados na próxima reunião do Conselho Administrativo.
- IARU: O presidente Leandro agradeceu e destacou a importância do trabalho voluntário na IARU R2, citando as seguintes atividades: HF Beacon, Monitoring System, ARDF, HST, EMCOR, Award Manager, comunicação institucional e IARU R2 News. Por sua vez o tesoureiro Donawa reportou sobre a boa saúde financeira da IARU-R2 após auditoria e acompanhamento do Comitê Executivo.
- Próximo encontro: A próxima Assembléia Geral da IARU-R2 será de 23 a 27 de setembro de 2013 em Cancun, México, com apoio da Federação Mexicana de Rádio Experimentadores (Federación Mexicana de Radio Experimentadores - FMRE).

Para saber mais sobre a LABRE e a IARU, visite:
http://www.labre.org.br - http://www.iaru.org - http://www.radioamadores.org
GDE/LABRE – 11 out 2012



Notícia expirada, seu conteúdo possui somente valor histórico
   Endereço:


Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, 345-A, Tatuapé
CEP: 03071-080 São Paulo - SP
Tel.: (11) 2093-9888 / 2294-1047
   Correspondência:


Caixa Postal 79.473
CEP 03089-970
E-mail: labresp@labre-sp.org.br | WhatsApp: (11) 2093-9888
LABRE - SP ® - 2012 Todos os Direitos Reservados WebDesign Master da Web