Quem somos
Convênios e Parcerias
LABRE-SP
RADIOAMADORISMO
INTERATIVIDADE
DIPLOMAS
CONCURSOS
BOLETINS & ARTIGOS
SERVIÇOS PARA VOCÊ
Duvidas Frequentes
LINKS

HISTÓRIA LABRE

O surgimento

Desde 1909, os radioamadores já se faziam presentes no Brasil, quer no Sul, quer no Nordeste e Norte dopais, operando em equipamentos construídos por eles próprios.

Reuniam-se aqui e ali para bater o papo costumeiro, nos encontros pessoais, quando ventilavam osassuntos que não podiam abordar pelo rádio.

Mas todos sentiam a necessidade de um órgão coordenador da classe que englobasse, fiscalizasse eassistisse a todos.

Se bem pensaram, melhor agiram, já que não cumpriu sua finalidade a ABRA, Associação Brasileira de Radioamadores, fundada em março de 1926, durante uma reunião realizada no pavilhão da Tchecoslováquia, instalado na sede da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Assim é que, no dia 01 de fevereiro de 1931, um grupo de radioamadores paulistas, levando emconsideração a extinção da ABRA, reuniu-se em Vila Alzira, nas imediações de Santo Amaro, capitalpaulista, e, depois de muitas opiniões trocadas e sugestões apresentadas, foi fundada, naquele local, edata, a LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

A nova entidade surgiu com entusiasmo e logo começou a produzir os frutos esperados, dando assistênciaaos seus associados e defendendo os seus direitos.

Como não era apenas em São Paulo que existiam radioamadores, os cariocas não ficaram atrás dos paulistas.

Movimentaram-se e também idealizaram a fundação do seu órgão de classe, dando os primeiros passospara a criação de sua entidade, que desejavam independente da dos paulistanos.

Assim foi que, em 13 de fevereiro de 1933 os radioamadores cariocas reuniram-se no Rio de Janeiro, numa assembleia muito concorrida, durante a qual inúmeros assuntos foram abordados, sugestões apresentadase discutidas, culminando com a aprovação, por unanimidade, da fundação da entidade carioca, que ficou denominada RBR—Rede Brasileira de Radioamadores.

Portanto, estavam funcionando, no Brasil, duas entidades criadas e orientadas para um mesmo fim, o que não tinha razão de ser, já que os radioamadores brasileiros sempre foram unidos.

Nesse sentido, nos anos seguintes, todas as associações estaduais se uniram para criar uma identidade única (LABRE) com a matriz localizada no Distrito Federal no mesmo local onde encontra-se a LABRE-DF.


   Endereço:


Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, 345-A, Tatuapé
CEP: 03071-080 São Paulo - SP
Tel.: (11) 2093-9888 / 2294-1047
   Correspondência:


Caixa Postal 79.473
CEP 03089-970
E-mail: labresp@labre-sp.org.br | WhatsApp: (11) 2093-9888
LABRE - SP ® - 2012 Todos os Direitos Reservados WebDesign Master da Web